Especial 90 anos #06
O Mural do lado esquerdo do Altar (onde hoje se encontra a Sacristia), tem como assunto a celebração de Pentecostes, marcado pela presença do Espirito Santo, ou seja, o início da ação evangelizadora da Igreja.
Na imagem, vemos os onze apóstolos e Matias (o “apóstolo póstumo”) em pé, e Maria sentada, de braços erguidos, esperando o “Consolador” – Espírito Santo – prometido por Cristo. Uma pomba, figura tradicional do Espirito Santo, descendo sabre eles e derramando sobre todos os seus dons, simbolizados na chama sobre a cabeça de cada figura.
O mural do lado oposto da sacrista representa a “Igreja Triunfante”, “Igreja Padecente” e “Igreja Militante”.
Para representar a Igreja militante colocou-se na parte superior uma barca com S. Pedro ao leme pilotando, guiando e governando a Igreja e, na proa em pé, S. Paulo, mestre e doutrinador da mensagem cristã. Em baixo, com destaque, um altar, e o sacerdote celebrando a Santa Missa, centro da vida católica.
A Igreja padecente vem representada por figuras humanas, com semblante de grande sofrimento, envolvidas em labaredas de fogo, em toda extensão do painel.
No alto, outras figuras de vestes brancas (almas que morreram em amizade com Deus) são recebidas pelos anjos, e conduzidas a Jerusalém Celeste, que está simbolizada por uma Cruz gloriosa e um halo de luz e resplendor – Igreja Triunfante.
Retirado do livro: “A linguagem dos Símbolos”. Autoria; Monsenhor Florentino Santamaria