Especial 90 anos #03
A decoração da Nave tem como objetivo evangelizar o povo de Deus, através da Liturgia da Santa Missa. Com esse pensamento, aproveitando a estrutura do templo, projetamos a decoração do seguinte modo:
- Doze medalhões circulares (seis de cada lado), em alto relevo, sobre os arcos das Capelas devocionais, destacariam as partes principais da Missa.
- Nos quatro ângulos, resultantes (ou seja, nos quatro cantos), simbolizaríamos com pequenos medalhões, os acontecimentos cristãos ou verdades da fé, ou moral, especialmente enfatizados nos domingos e Festas litúrgicas do ano.
- Como pano de fundo desses painéis, a ornamentação seria com quadrifólios, que muito se assemelham a Cruz, sacralizando assim toda a decoração.
Os primeiros seis medalhões localizados à esquerda de quem entra no templo, simbolizam as partes da Liturgia da Palavra e o Início da Liturgia Eucarística, que compreende: Rito Inicial até a “Oração Fraterna”, sendo eles:
– Rito Penitencial
– Hino de Louvor
– Liturgia da Palavra (Evangelho)
– Profissão de Fé (Creio)
– Início da Liturgia Eucarística (Ofertório)
– Assembleia em Oração (“Orai irmãos e irmãs…”)
Já os seis últimos medalhões localizados à direita de quem entra no templo, simbolizam todo a parte restante da Liturgia Eucarística, até o Rito Final.
– O Triságio (“Santo, Santo, Santo…”)
– Consagração
– Oração do Pai-Nosso
– Oração o Cordeiro de Deus
– Comunhão
– Oração de Ação de Graças.
Retirado do livro: “A linguagem dos Símbolos”. Autoria; Monsenhor Florentino Santamaria.