Maio, um mês Mariano – Por: Seminarista Caio Leandro

“Mãe! – Chama-a bem alto, bem alto. – Ela, tua Mãe Santa Maria, te escuta, te vê em perigo talvez, e te oferece, com a graça do seu Filho, o consolo de seu regaço, a ternura das suas carícias. E te encontrarás reconfortado para a nova luta.” (Caminho, 516)

Iniciamos um novo mês no calendário civil, e de forma especial, a Igreja dedica estes dias à memória da sempre Virgem Maria – popularmente conhecido como mês mariano, mês de Nossa Senhora.

Como sabemos, a Igreja confessa que Maria é verdadeiramente Mãe de Deus (Theotókos). “Mas a maternidade espiritual de Maria estende-se a todos os homens que Ele (Jesus) veio salvar: “Ela gerou seu Filho, do qual Deus fez “o primogênito entre uma multidão de irmãos” (Rm 8,29), isto é, entre os fiéis, em cujo nascimento e educação Ela coopera com amor materno” (CIC 501).

Em Maria, somos todos filhos, somos todos irmãos. Nesta certeza, solidifiquemos no nosso coração seu constante auxílio em nosso favor – sobretudo – sua amorosa maternidade. Reflitamos com Santa Teresinha: “Mas, minha boa Santíssima Virgem, acho que sou mais feliz que a senhora, pois eu a tenho por Mãe, e a senhora não tem uma Santíssima Virgem para amar… É verdade que a senhora é a Mãe de Jesus, mas esse Jesus a senhora no-lo deu todo inteiro… e Ele, na Cruz, no-la deu por Mãe. Assim, somos mais ricos do que a senhora, pois possuímos Jesus e a senhora é nossa também.”. Nosso Deus quis dar-nos uma Mãe, uma santíssima Mãe, para nos amparar em toda e qualquer situação; para que, depois de Deus, seja Maria a nossa mais firme esperança.

Neste mês também lembremos das nossas mães da terra, um verdadeiro dom confiado por Deus, que elas sempre possam se espelhar naquela que é exemplo para toda e qualquer mãe, a Virgem Maria, mãe de Deus e nossa. 

Que o Senhor nos abençoe, nos livre de toda mal e nos conduza a vida eterna.

Santa Maria, Mãe de Deus – Rogai por nós.

Caio Leandro Conceição
Seminarista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.