Por que os católicos honram a Eucaristia e prestam-lhe culto máximo de adoração? Por Dom Luiz Antônio

A palavra Eucaristia é de origem grega e significa “Ação de Graças”. Designa-se assim o conjunto da celebração. Mas chama-se também Eucaristia a liturgia eucarística que constitui a terceira parte da missa, com a oração eucarística, depois da liturgia da Palavra. Chama-se igualmente Eucaristia a hóstia, o pão consagrado que recebemos pela comunhão e que adoramos em todo o tempo no sacrário.

Quando queremos dizer que o sacrifício de Jesus se torna presente na celebração eucarística, falamos de “Santo Sacrifício”. A expressão “fração do pão”, designa o gesto de partir, é o nome mais antigo dado a este sacramento (Lc 24,35; At 2,42). O nome de “Santa Missa” está ligado ao fim da celebração, o envio dos fiéis, a palavra latina é “missio”, a fim de que todos dêem testemunho de Jesus Cristo, na vida cotidiana.

A Eucaristia é a presença real de Nosso Senhor Jesus Cristo. Com as palavras “Isto é o meu Corpo, isto é o meu Sangue” (Mt 26,26-27; Mc 14,12-26; Lc 22,7-20; Jo 13,21-30) Jesus celebra e institui sua eucaristia e manda celebrá-la em sua memória. Acreditamos que, ao longo da celebração eucarística, o pão e o vinho, são transformados no Corpo e Sangue de Jesus, sem, contudo, perder o seu aspecto visível. Acreditamos que no sacramento da Eucaristia estão “verdadeiramente contidos, real e substancialmente, o Corpo e o Sangue, juntamente com a alma e divindade de nosso Senhor Jesus Cristo, e por conseguinte, o Cristo todo inteiro” (Concílio de Trento). É a esse mistério da fé que nos referimos quando falamos de “consagração”.

Portanto, os fiéis têm em máxima honra a Eucaristia e, por isso, buscam participar ativamente da celebração eucarística, recebê-la muitas vezes, com a máxima devoção e prestar-lhe culto de suprema adoração. Ao comungar o Corpo e o Sangue de Cristo, os cristãos estão unidos pessoalmente a Cristo. Ao receber o mesmo pão, que é o próprio Corpo de Cristo, os cristãos ficam igualmente unidos, uns aos outros da maneira mais profunda e mais íntima possível. É por isso que a Eucaristia constitui a Igreja. A união ao Corpo eucarístico constrói o Corpo místico de Cristo: “Porque há um só pão, nós, embora muitos, somos um só corpo”(1Cor 10,16-17).

A Eucaristia é inseparável da caridade pois Jesus ensina: “Quando estiveres levando a tua oferenda ao altar, e ali te lembrares que teu irmão tem algo contra ti, deixa a tua oferenda diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com teu irmão. Só então, vai apresentar a tua oferenda”(Mt 5,23-24).

Celebremos, neste mês de junho, cheios de fé, a festa de Corpus Christi.

Dom Luiz Antônio Cipolini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.