Nesta sexta-feira, 07/06, é celebrado o dia do Sagrado Coração de Jesus, padroeiro do Santuário e do município de Vera Cruz. A data será marcada com procissão e missa.
A procissão está marcada para as 18h30, saindo do trevo (antiga entrada principal), onde está localizada uma imagem do Sagrado Coração de Jesus, seguindo até o Santuário para a celebração de missa festiva em honra ao padroeiro. Padre Maurício Sevilha, pároco do Santuário, convida toda a comunidade a participar.
Ainda para celebrar o Sagrado Coração de Jesus, a comunidade paroquial iniciará em breve a preparação da tradicional Romaria Interdiocesana do Apostolado da Oração, no terceiro domingo de setembro.. O evento reúne milhares de devotos de paróquias de todo o Estado e acontece no Santuário de Vera Cruz há mais de 30 anos, desde 1939.
SAGRADO CORAÇÃO
Celebrar o Sagrado Coração de Jesus é destacar as 12 promessas e o pedido feito a Santa Margarida, de divulgá-las, missão muito importante para os devotos do Sagrado Coração e para o Apostolado da Oração.
A Origem da Devoção e Promessas
A origem desta devoção deve-se a Santa Margarida Maria Alacoque, uma religiosa de uma Congregação conhecida como Ordem da Visitação. O Sagrado Coração de Jesus apareceu a Santa Margarida Maria Alacoque, jovem religiosa da Ordem da Visitação, para transmitir sua mensagem de misericórdia e confiança, expressa no coração humano e divino do Verbo Encarnado. Foram três as aparições de Jesus: A primeira deu-se a 27 de dezembro de 1673, a segunda em 1674 e, a terceira, em 1675.
Nas aparições, Cristo revelou seu Coração e nos deixou 12 promessas para quem venerar com fé seu Sagrado Coração. A devoção ao Sagrado Coração tem sua origem na própria Sagrada Escritura. O coração é um dos modos para falar do infinito amor de Deus. Este amor chega a seu ponto alto com a vinda de Jesus. A devoção ao Sagrado Coração aparece em dois acontecimentos fortes do evangelho: o gesto de São João, discípulo amado, encostando a sua cabeça em Jesus durante a última ceia (cf. Jo 13,23); e na cruz, onde o soldado abriu o lado de Jesus com uma lança (cf. Jo 19,34). Em um temos o consolo pela dor da véspera de sua morte, e no outro, o sofrimento causado pelos pecados da humanidade.
Em 1675, durante as aparições, Jesus faz um apelo a Santa Margarida Maria Alacoque e revela 12 promessas:
“Eis este coração que tanto tem amado os homens. Não recebo da maior parte senão ingratidões, desprezos, ultrajes, sacrilégios, indiferenças. Eis que te peço que a primeira sexta-feira depois da oitava do Santíssimo Sacramento (Corpo de Deus) seja dedicada a uma festa especial para honrar o Meu coração, comungando neste dia e dando-lhe a devida reparação por meio de um ato de desagravo, para reparar as indignidades que recebeu durante o tempo em que esteve exposto sobre os altares. E prometo-te que o Meu Coração se dilatará para derramar com abundância as influências de Seu divino Amor sobre os que tributem esta divina honra e que procurem que ela lhe seja prestada.”
As 12 Promessas do Sagrado Coração de Jesus
1ª Promessa: “A minha bênção permanecerá sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem de meu Sagrado Coração”.
2ª Promessa: “Eu darei aos devotos de meu Coração todas as graças necessárias a seu estado.”
3ª Promessa: “Estabelecerei e conservarei a paz em suas famílias”.
4ª Promessa: “Eu os consolarei em todas as suas aflições”.
5ª Promessa: “Serei refúgio seguro na vida e principalmente na hora da morte”.
6ª Promessa: “Lançarei bênçãos abundantes sobre os seus trabalhos e empreendimentos”.
7ª Promessa: “Os pecadores encontrarão em meu Coração fonte inesgotável de misericórdias”.
8ª Promessa: “As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas pela prática dessa devoção”.
9ª Promessa: “As almas fervorosas subirão em pouco tempo a uma alta perfeição”.
10ª Promessa: “Darei aos sacerdotes que praticarem especialmente essa devoção o poder de tocar os corações mais endurecidos”.
11ª Promessa: “As pessoas que propagarem esta devoção terão o seu nome inscrito para sempre no meu Coração”.
12ª Promessa: “A todos os que comunguem nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, darei a graça da perseverança final e da salvação eterna”.
“Jesus manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso”.