Desde o dia 03 de junho, a Paróquia do Santuário Sagrado Coração de Jesus de Vera Cruz vem realizando a novena em preparação à Festa do Padroeiro, o Sagrado Coração de Jesus, que será realizada nesta sexta-feira, 12 de junho.
A novena segue até quinta-feira, 11 de junho, com procissão e missa, todos os dias às 19h30. A cada dia um tema diferente é abordado.
No dia 12 de junho, dia do Sagrado Coração de Jesus, a procissão está marcada para as 19h30, seguida de Missa Festiva.
Pe Marcos Ortega, pároco e reitor do Santuário, convida a comunidade a participar.
É no Dia do Sagrado Coração de Jesus, que anualmente são apresentados os novos zeladores e zeladoras do Apostolado da Oração, numa cerimônia festiva onde os novos membros recebem a Fita do Sagrado Coração de Jesus e uma bênção especial pelas mãos de Pe Marcos.
O Apostolado da Oração é um movimento constituído por homens e mulheres que com ardente desejo consagram as suas vidas ao Coração de Jesus, para assim oferecer a sua vida em missão e necessidades da Igreja.
O Apostolado tem os seguintes compromissos: participação na santa missa; fazer oferecimento diário; estar sempre em oração; ter uma terna devoção a Nossa Senhora;
e trabalho com caridade, humildade e mansidão.
Toda primeira sexta-feira do mês é dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, por isso as missas deste dia são organizadas pelos membros do Apostolado da Oração e dedicadas ao Sagrado Coração de Jesus no mundo inteiro. Uma devoção que Jesus nos pede neste dia são orações de reparações, jejum e adoração ao Santíssimo Sacramento. Outra devoção comum é por nove primeiras sextas-feiras de cada mês, consecutivas, apresentar-se para confissão, comunhão e rezar para reparação de todos os pecados cometidos contra o Sacratíssimo Coração Jesus, pois foi prometido que todos aqueles que assim procederem nas nove primeiras sextas-feiras, não morrerão sem os últimos sacramentos e promete a graça da salvação.
TEMAS DA NOVENA
1º dia – Coração Manso e Humilde: Jesus manso e humilde de coração. Um coração humilde voltado para os pequenos.
2º dia – Coração que liberta: O coração de Jesus age em favor dos pobres e oprimidos.
3º dia – Coração que perdoa: Coração do perdão, da compaixão, da ternura e da bondade.
4º dia – Coração que transforma: O amor de Deus é derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos é dado. É a água viva que transforma nossas vidas secas em terra fértil.
5º dia – Coração que cuida: O Bom Pastor ama as suas ovelhas e dá a vida por elas. Deus cuida da ovelha perdida, desgarrada, ferida, fraca.
6º dia – Coração que reza sempre: É pela oração e pela fé que experimentamos a presença amorosa de Deus. A oração purifica do egoísmo, acaba com o medo e livra da competição. Como Jesus, pela oração descobrimos e fazemos a vontade do Pai.
7º dia – Coração que se entrega: O Filho de Deus nos amou e se entregou por nós. Cada vez que rezamos o Creio, proclamamos esta fé em Jesus que se entrega por nós.
8º dia – Coração que ama até o fim: O Sagrado Coração de Jesus, transpassado para nossa salvação, é o Coração inflamado de amor pelo Pai e por nós.
9º dia – Coração inflamado de amor: Assim é o amor de Jesus: recupera para a fé, para a comunidade e para a missão. Assim é o amor do Coração de Jesus: queima, purifica, transforma.
“O coração de Jesus, aberto na cruz, se torna fornalha ardente que abrasa o mundo! É a fogueira do amor divino que se derrama no universo inteiro. O coração de Jesus é inflamado de amor por nós!”, reitera Pe Marcos Ortega, que convida a comunidade a participar da novena e da celebração de amor ao Sagrado Coração de Jesus. “É um momento de reflexão e transformação. Reflitamos nossas ações e transformemos nossos corações”, acrescenta.
A Origem da Devoção e Promessas
A origem desta devoção deve-se a Santa Margarida Maria Alacoque, uma religiosa de uma Congregação conhecida como Ordem da Visitação. O Sagrado Coração de Jesus apareceu a Santa Margarida Maria Alacoque, jovem religiosa da Ordem da Visitação, para transmitir sua mensagem de misericórdia e confiança, expressa no coração humano e divino do Verbo Encarnado. Foram três as aparições de Jesus: A primeira deu-se a 27 de dezembro de 1673, a segunda em 1674 e, a terceira, em 1675.
Nas aparições, Cristo revelou seu Coração e nos deixou 12 promessas para quem venerar com fé seu Sagrado Coração. A devoção ao Sagrado Coração tem sua origem na própria Sagrada Escritura. O coração é um dos modos para falar do infinito amor de Deus. Este amor chega a seu ponto alto com a vinda de Jesus.
A devoção ao Sagrado Coração aparece em dois acontecimentos fortes do evangelho: o gesto de São João, discípulo amado, encostando a sua cabeça em Jesus durante a última ceia (cf. Jo 13,23); e na cruz, onde o soldado abriu o lado de Jesus com uma lança (cf. Jo 19,34). Em um temos o consolo pela dor da véspera de sua morte, e no outro, o sofrimento causado pelos pecados da humanidade.
Em 1675, durante as aparições Jesus faz um apelo a Santa Margarida Maria Alacoque e revela 12 promessas:
“Eis este coração que tanto tem amado os homens. Não recebo da maior parte senão ingratidões, desprezos, ultrajes, sacrilégios, indiferenças. Eis que te peço que a primeira sexta-feira depois da oitava do Santíssimo Sacramento (Corpo de Deus) seja dedicada a uma festa especial para honrar o Meu coração, comungando neste dia e dando-lhe a devida reparação por meio de um ato de desagravo, para reparar as indignidades que recebeu durante o tempo em que esteve exposto sobre os altares. E prometo-te que o Meu Coração se dilatará para derramar com abundância as influências de Seu divino Amor sobre os que tributem esta divina honra e que procurem que ela lhe seja prestada.”
As 12 Promessas do Sagrado Coração de Jesus
1ª Promessa: “A minha bênção permanecerá sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem de meu Sagrado Coração”.
2ª Promessa: “Eu darei aos devotos de meu Coração todas as graças necessárias a seu estado.”
3ª Promessa: “Estabelecerei e conservarei a paz em suas famílias”.
4ª Promessa: “Eu os consolarei em todas as suas aflições”.
5ª Promessa: “Serei refúgio seguro na vida e principalmente na hora da morte”.
6ª Promessa: “Lançarei bênçãos abundantes sobre os seus trabalhos e empreendimentos”.
7ª Promessa: “Os pecadores encontrarão em meu Coração fonte inesgotável de misericórdias”.
8ª Promessa: “As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas pela prática dessa devoção”.
9ª Promessa: “As almas fervorosas subirão em pouco tempo a uma alta perfeição”.
10ª Promessa: “Darei aos sacerdotes que praticarem especialmente essa devoção o poder de tocar os corações mais endurecidos”.
11ª Promessa: “As pessoas que propagarem esta devoção terão o seu nome inscrito para sempre no meu Coração”.
12ª Promessa: “A todos os que comunguem nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, darei a graça da perseverança final e da salvação eterna”.
Pastoral da Comunicação – Pascom