A Socidade São Vicente de Paulo do Santuário Sagrado Coração de Jesus convida a todos os paroquianos a participarem desta grande obra de caridade. Os vicentinos, que realizam trabalho voltado a famílias carentes há 60 anos em nossa paróquia, necessita de colaboradores para integrar o grupo e levar a caridade e a palavra de Cristo para o próximo necessitado. Os interessados podem dar o nome na secretaria paroquial ou mesmo para algum membro vicentino.
Confira abaixo o histórico e as obras da Sociedade São Vicente de Paulo de Vera Cruz:
Fundada em 04 de julho de 1.954, a Sociedade de São Vicente de Paulo, nascida da Conferência Sagrado Coração de Jesus, completou 60 anos em Vera Cruz no ano de 2014.
Seus fundadores, Ismael Ferreira Coimbra (1º presidente da Conferência), Leopoldo Lucas (1º vice-presidente da Conferência), José Raymundo Machado (1º tesoureiro da Conferência), deram início a um trabalho de extrema importância, totalmente focado no amor, na fraternidade e na caridade.
A Sociedade realizou inúmeras obras importantes como a construção de três residências e doações de materiais para construção de outras moradias em prol dos necessitados. Em 2013 prestou homenagem ao 1º fundador da Sociedade em Paris, Antonio Frederico Ozanam, com a denominação no município de uma praça, quando foi comemorado o bicentenário de seu nascimento.
Atualmente, os vicentinos de Vera Cruz mantém obras diárias de caridade, como a doação de cestas básicas mensais às famílias assistidas, doações de hortifruti semanalmente, doações de móveis e roupas, ajuda de custo no pagamento de contas de energia e água (quando necessário), pagamento de cursos profissionalizantes para jovens das famílias assistidas, dentre tantas outras ações.
Trinta e duas famílias são assistidas mensalmente pela Sociedade, no município, e para manter esse trabalho, conta com o apoio da comunidade na doação de produtos alimentícios, roupas e mobílias, além de promoções especiais que gerem recursos para as ações necessárias.
O trabalho desenvolvido pelos Vicentinos é voluntário e o grupo está sempre aberto a novos corações que tenham interesse em ser também um vicentino. Uma vez por mês a equipe faz a coleta de alimentos porta a porta, em toda a cidade, e o resultado tem amenizado a situação vulnerável de dezenas de famílias.
A Sociedade de São Vicente de Paulo está presente em 143 países e conta com mais de 700 mil membros espalhados pelo mundo. O Brasil é o maior país vicentino do planeta. No país, a instituição nasceu em 1872, com a Conferência São José, no Rio de Janeiro, e conta com cerca de 250 mil voluntários, organizados em 20 mil Conferências e 33 Conselhos Metropolitanos.
As Conferências Vicentinas são grupos formados por homens e mulheres – e também por crianças e adolescentes. Quem faz adesão à SSVP é chamado de Vicentino.
Os grupos se reúnem semanalmente para debater e sugerir maneiras de atender as famílias carentes, que são cadastradas após verificação socioeconômica.
Confira a galeria de fotos: