O Evangelho de São Marcos

Marcos: Quem é Jesus?

Marcos escreveu o seu Evangelho para responder à pergunta “Quem é Jesus?”. O evangelista, porém, não respondeu isto diretamente. Ele apenas relata a prática ou atividade de Jesus, deixando que o leitor chegue a si mesmo à conclusão de que Jesus é o Messias, o Filho de Deus. Portanto, na leitura de Marcos, o importante é estar atento ao que Jesus faz.

Toda a atividade de Jesus é o anúncio e a  concretização  da  vinda  do  Reino  de  Deus (MC 1,15). Isso se manifesta por uma transformação radical das relações humanas: o poder é substituído pelo serviço (campo político), o comércio pela partilha (campo econômico), e alienação (estar sem saber das coisas) pela capacidade de ver e ouvir a realidade (campo ideológico). Trata-se de uma proposta alternativa de sociedade, que leva ao nivelamento fraterno das pessoas.

Isso provoca a oposição dos privilegiados. O resultado é um conflito em que Jesus é preso e morto. Mas ele ressuscita, e sua Ressurreição é a sentença que condena (diz que é errada) a estrutura da sociedade que o matou.  As pessoas queriam um Salvador que libertasse o povo de maneira política, que afastasse o Império Romano, mas Cristo libertou o povo de uma outra maneira: ele veio para libertar os corações, Ele veio para salvar nossas almas. O livro de Marcos é apenas o começo da Boa Notícia, ou Evangelho. O autor deixa claro, portanto, que sua obra não é completa pois diz que os discípulos partiram saíram pregando por todos os lugares. Assim, o leitor pode vir a se perguntar: será que devo continuar o livro através de minha própria vida, como se eu fosse discípulo de Jesus?

Como discípulo, o leitor deve tomar agora uma decisão, isto é, reconhecer Jesus como o Messias, como o Salvador, como aquele que leva a viver a vida da melhor forma. O leitor deve aceitar o convite de Jesus e continuar a obra de amor de Jesus Cristo, esperando a vinda do Reino de Deus.  Afinal, amor sem caridade não existe.

Passagens importantes:

MC 1,15: << 15“Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo; fazei penitência e crede no Evangelho>>

 

 

Mc 4, 11-20: << 11Ele disse-lhes: A vós é revelado o mistério do Reino de Deus, mas aos que são de fora tudo lhes são dito em parábolas.12Desse modo, eles olham sem ver, escutam sem compreender, sem que se convertam e lhes seja perdoado.* 13E acrescentou: Não entendeis essa parábola? Como entendereis então todas as outras? 14O semeador semeia a palavra. 15Alguns se encontram à beira do caminho, onde ela é semeada; apenas a ouvem, vem Satanás tirar a palavra neles semeada. 16Outros recebem a semente em lugares pedregosos; quando a ouvem, recebem-na com alegria; 17mas não têm raiz em si, são inconstantes, e assim que se levanta uma tribulação ou uma perseguição por causa da palavra, eles tropeçam. 18Outros ainda recebem a semente entre os espinhos; ouvem a palavra, 19mas as preocupações mundanas, a ilusão das riquezas, as múltiplas cobiças sufocam-na e a tornam infrutífera. 20Aqueles que recebem a semente em terra boa escutam a palavra, acolhem-na e dão fruto, trinta, sessenta e cem por um. >>

Catequista Bruno Velasco

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.