Pelo segundo ano consecutivo, Santuário de Vera Cruz celebra Corpos Christi sem os tradicionais enfeites de rua devido à pandemia.

Haverá duas missas no Santuário. Para a participação presencial em ambas é necessário reserva antecipada.

Mantendo a tradição dos enfeites de rua desde 1937, o Santuário Sagrado Coração de Jesus, em Vera Cruz, celebra Corpus Christi, dia 03/06, pelo segundo ano consecutivo, sem os tradicionais enfeites de rua e procissão, por conta da pandemia do coronavírus. A medida visa evitar qualquer tipo de aglomeração de pessoas.

Neste ano, haverá a celebração de duas missas no Santuário, as 08h00 e às 15h00. Após a missa do período da tarde (aproximadamente 17h), haverá carreata pelas ruas da cidade com o Santíssimo. O trajeto pode ser conferido em imagem abaixo

Para a participação presencial nas duas missas é necessário reserva antecipada na secretaria paroquial pelo Telefone: (14) 99825-7502 ou Whatsapp: (14) 99788-9959. Sem a reserva, não será permitido a entrada para a celebração. É obrigatório o uso de máscara e o distanciamento social.

A Solene Celebração das 15h00 também será transmitida pelas redes sociais do Santuário no facebook e youtube.

A carreata pelas ruas da cidade, terá início após a Missa, saindo defronte ao Santuário. Quem quiser participar desse momento, pode se dirigir ao Santuário de carro ou montando um pequeno altar na frente de sua casa como forma de exaltar Cristo.

A orientação é para que não promovam aglomeração na passagem do Santíssimo.

CORPO DE CRISTO

Corpus Christi significa Corpo de Cristo e tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. A festa de Corpus Christi acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de setembro de 1264.

Para celebrar Corpus Christi as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde o Santíssimo Sacramento é conduzido pelo Bispo, ou pelo pároco da Igreja.

A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. A procissão pelas vias públicas é uma recomendação do Código de Direito Canônico e a celebração visa testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.

A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.

“Jesus manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso”.

Pastoral da Comunicação – Pascom

Vera Cruz/SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.